A terraplenagem é uma etapa extremamente necessária na construção de edifícios, estradas ou, até mesmo, para evitar possíveis acidentes com o solo.
Negligenciar essa etapa pode trazer muitos riscos para a construção e para as pessoas envolvidas, podendo causar acidentes graves.
O que é terraplEnagem?
A terraplenagem é um procedimento do ramo da construção civil que serve para nivelar o terreno e deixá-lo plano, evitando acidentes e resolvendo possíveis problemas antes mesmo de iniciar a construção.
Como funciona o procedimento de terraplEnagem?
Para realizar a terraplenagem, é necessário ter a avaliação de profissionais para determinar a necessidade do procedimento e onde será realizado. Em alguns casos, pode até ser necessário fazer um levantamento topográfico da região.
Há vários procedimentos que podem compor essa etapa, dependendo do terreno. Alguns deles são:
Escavação: quando é necessário retirar a terra em excesso do local.
Destocamento: algumas obras podem ser dificultadas por excesso de árvores ou plantas do local, então esse procedimento é realizado para essa retirada.
Drenagem: retirada de água.
Aterramento: em terrenos com pouca terra, é realizado o aterramento para suprir sua falta. Geralmente é usada a terra vermelha.
Demolição ou remoção: também faz parte da terraplanagem e nada mais é do que a retirada de edifícios ou restos de construções prévias do local.
Compactação do solo: é o ato de aumentar a densidade do solo com rolos compressores, para reduzir a quantidade de ar.
Por que se preocupar com esse procedimento?
Em qualquer construção, é necessário ter cuidado com todas as etapas e todos os procedimentos, por lidar diretamente com a segurança e vida de pessoas.
Seja na construção de casas, edifícios, galerias ou qualquer outro tipo em alvenaria, a terraplenagem, sem dúvida, é uma das etapas mais importantes, pois é com esse procedimento que são lançadas as bases e fundações de um projeto.
Por isso, se realizada incorretamente, pode acarretar diversos problemas e até comprometer toda a construção.
A não execução dessa etapa ou sua má execução pode resultar em: